Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Qual a diferença entre recibo e nota fiscal?
O assunto de hoje é: Qual a diferença entre Recibo e Nota Fiscal?
Então nesse texto vamos descobrir.
Hoje em dia, existem vários tipos de documento para registrar uma compra, venda e prestação se serviços. Mas hoje em específico iremos falar sobre o recibo e a nota fiscal.
É uma dúvida muito frequente para os empreendedores que fazem o controle dos gastos nas empresas.
O que você verá nesse texto?
- Vamos entender o que é Nota Fiscal?
- Quais os benefícios em emitir Nota Fiscal?
- Quais os tipos de Nota Fiscal?
- O que é um recibo?
- Afinal qual a diferença entre os dois documentos?
Nota Fiscal: O que é?
A nota fiscal é um documento emitido a partir do momento em que se faz uma venda, ou compra do produto mesmo sem ter efetuado o pagamento de forma integral.
Utilizando este documento, um software emissor simplifica e agiliza as operações, tornando-as mais rápidas e eficientes.
Quais os benefícios da sua emissão?
- Redução de custos com papel impresso já que é possível enviar através de e-mail e softwares;
- Maior segurança dos processos fiscais.
- Redução de erros e rasuras;
- Aumento da produtividade já que a emissão pode ser algo automatizado;
Quais os tipos de Nota Fiscal?
Dentre diversos modelos existentes veja alguns que são mais utilizados como por exemplo:
Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): Muito utilizada em vendas de produtos seja em lojas físicas ou online através de sites em internet. Também muito conhecida como DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): Geralmente, emite-se a nota fiscal para comprovar a prestação de serviços através de um sistema disponibilizado pela prefeitura do município.
Por fim, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): É um modelo muito utilizado em lojas, supermercados e varejos. Também conhecido como cupom fiscal.
Assim, vale ressaltar que, ao receber esses documentos, deve-se armazená-los em um espaço físico ou em arquivo na nuvem para comprovar rendas e despesas, especialmente quando se trata de movimentação da empresa.
A nota fiscal serve para comprovar qualquer transação de venda, compra que envolve o prestador ou tomador de serviços. Com isso você garante segurança e transparência na gestão da empresa.
O que é um Recibo?
O recibo é um documento utilizado por diversos empreendedores do Brasil, com o objetivo de comprovar a quantia negociada entre o comprador e o vendedor.
Você só poderá emitir um recibo a partir do momento em que receber a quantia negociada.
Mesmo sabendo da importância deste pagamento, ainda existem muitas dúvidas em relação a esse documento.
Imagine que você efetuou o pagamento de uma dívida para um determinado fornecedor, mas por algum motivo o fornecedor te cobra novamente, alegando que não recebeu a quantia acordada. Com o recibo em mãos você terá como comprovar o pagamento.
O recibo é tão importante quanto a nota fiscal, pois ele é um comprovante que irá mostrar a quitação dos débitos com aquele determinado fornecedor.
Uma informação importante. Mesmo atuando como pessoa física, é de extrema importância pedir este documento para que não tenha problemas futuros em seu CPF.
Portanto, recibo e um comprovante por escrito de que houve quitação das dívidas ou recebimento parcial, no qual devera estar em destaque no documento.
Segue um modelo de recibo:
Você pode encontrar o recibo nas livrarias de sua cidade, vendido em blocos, ou pode montar um recibo você mesmo através do seu computador.
O recibo de pagamento é um documento muito útil no controle financeiro e ajuda a evitar conflitos perante a lei.
Afinal qual a diferença entre os dois documentos?
Somente profissionais autônomos podem emitir o recibo para comprovar o recebimento de um determinado valor do serviço prestado. Já empresas cadastradas como pessoa jurídica, no caso do CNPJ, podem emitir a nota fiscal, que é um papel específico para esse fim.
Outra diferença é que a nota fiscal pode ser emitida sem ter recebido por aquele serviço ou produto. Já o recibo só é impresso a partir do momento em que você recebeu a quantia negociada. Assim, quando a empresa emite uma nota fiscal, ela está transferindo a propriedade do produto ou serviço para o tomador.
Dessa forma, não se pode emitir um recibo para formalizar a venda sem ter o tomador/ comprador no caso. Não teria um responsável para estar transferindo essa responsabilidade.
Contudo, o recibo e um atestado do pagamento, registrando a transação financeira referente a um serviço prestado ou a um produto comprado. Ele também tem valor para apuração de impostos e tributos da empresa.
Lembrando que para um recibo ter validade, ele precisa ser emitido em duas vias, uma via fica com o contratante e a outra com o contratado, comprovando assim o pagamento e o recebimento.
Agora que você já sabe a diferença entre o recibo e a nota fiscal, conta para a gente qual modelo você utiliza em sua empresa?