Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Departamento Fiscal: O que é?
Em um escritório de contabilidade existem diversos departamentos. Mas hoje em específico, iremos falar do Departamento Fiscal, você já ouviu falar sobre ele? O que será que ele faz? Vamos aprender um pouco mais sobre ele ao decorrer deste texto?
Pois bem, o departamento fiscal é responsável por apurar os impostos das empresas, realizar escriturações fiscais, fazer encerramentos de competências nas prefeituras, além de realizar diversas entregas de obrigações acessórias. Podemos dizer que ele é um setor muito importante dentro do escritório e para os empresários.
O que você verá nesse texto?
- O que é Departamento Fiscal?
- Rotinas do Departamento.
O que é o Departamento Fiscal?
Como falado um pouco anteriormente, o departamento fiscal é responsável para apurar os impostos das empresas, ele mexe com o dinheiro dos empresários tendo em vista otimizar os custos para os empreendedores, buscando créditos de impostos, porcentagens de alíquotas menores para a tributação da sua empresa, ou seja, ele é o setor que mais envolve o caixa financeiro.
Ele também é responsável pelas escritas fiscais, ou seja, efetuar o lançamento de notas prestadas, tomadas, notas de compra e todo tipo de escrituração que envolva um CNPJ.
Rotinas do Departamento
Como em qualquer lugar, o Departamento Fiscal trabalha com rotinas podemos destacar algumas delas aqui:
- Apuração de tributos;
- Analisar dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco, ao Sefaz;
- Entrega de obrigações acessórias como por exemplo: SPED, Sintegra, DCTF, Gia, EFD- Contribuições, dentre outras;
- Recebimento e escrituração fiscal de notas fiscais.
- Lançamento de entradas e saídas;
- Auxílio na emissão de notas fiscais.
- Parcelamentos no âmbito geral (ISS, Simples Nacional, Dívida Ativa, Procuradoria, dentre outros).
- Estar atualizado com as legislações, municipais, estaduais e federais.
Assim, o departamento fiscal é responsável pelas entregas das empresas, evitando que sejam geradas multas e outras penalidades por atraso ficando de olho nas obrigações fiscais para serem cumpridas no prazo.
Ele te ajuda a pagar menos impostos através de benefícios fiscais e aplicação corretas de alíquotas conforme a atividade prestada na sua empresa.
É através deste departamento que você pode ter uma ideia mais clara dos investimentos que deseja aplicar na sua empresa pois através do recolhimento de tributos pode se planejar e ver qual será melhor período para realizar esse tipo de melhoria na sua empresa.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o departamento fiscal de uma empresa?
Não se trata de uma tarefa fácil, mas assume um papel muito importante perante o empreendedorismo no Brasil.