Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Como abrir sua loja virtual do zero?
Um dos ramos que mais vem crescendo em nosso país, é o ramo de E-commerce ou loja virtual. Uma pergunta que recebemos bastante é : Como abrir uma loja virtual do zero? Você que tem um espírito empreendedor e está cheio de ideias para abrir uma loja virtual, e não sabe por onde começar. Neste texto criamos uma passo de como abrir uma loja virtual e aquele impurrãozinho que estava faltando, chegou!
Mas por que abrir sua loja virtual?
Por ser uma loja virtual, você não precisa de um lugar fixo, onde ele irá gerar despesas e gastos.
Ao mesmo tempo que a sua loja virtual poderá funcionar 24 horas por dia, ela também terá um grande alcance de consumidores, podendo ter clientes em diversos locais do Brasil. Sendo uma das maiores vantagens desse tipo de comércio.
Nesse sentido, não se assuste pelo fato de vender para diversas localidades. Muitas plataformas online fazem todos os trâmites logísticos para você, você apenas irá anunciar seus produtos e eles farão o restante.
Também conte sempre com uma contabilidade para lhe auxiliar nas operações fiscais e tributárias da empresa.
Como começar a operar sua loja virtual?
1º Passo: Definir qual tipo de comércio atuar
Primeiramente você precisará definir qual seu tipo de comércio, com qual tipo de mercadoria você irá trabalhar. O ideal é que seja algo em que você goste e se identifique, futuramente isso poderá ajudar e muito a alavançar as suas vendas. Deverá também pesquisar fornecedores e preços em que irá trabalhar.
Por exemplo, um dos ramos que mais faturam no mercado online, é o ramo de eletrônicos, ainda mais os voltado a área de informática, etc. Vamos supor que você escolha comercializar fones, mouses, teclados, etc.
Em outras palavras, o ideal é que você entre em contato diretamente com o fabricante para poder realizar suas compras, comprando a preço de fábrica, a margem de lucro sobre suas vendas será maior.
2º Passo: Abrir sua loja virtual
O segundo passo é abrir um CNPJ, onde irá conter a informação de qual tipo de mercadoria você irá comercializar, o nome da empresa, porte da empresa, entre outras informações.
Visto que é um E-Commerce, e dependendo da situação é permitido que o endereço seja o residencial mesmo. Neste passo, você irá definir o nome da sua empresa, estude bem o nome antes para que não seja muito parecido com algum já existente ou fácil de ser copiado.
Ao passo que não existe um limite de CNAE a ser colocado em seu CNPJ, se você optar por comercializar produtos de categorias diferentes, poderá colocar quantos forem preciso. Se quiser entender o que é cnae, leia o nosso texto O que é cnae? Qual atividade eu posso colocar no meu CNPJ?.
3º Passo: Organização
Em terceiro lugar vem a parte de organização. Certamente irão chover planilhas, anotações e outras formas de controle, mas isso é indispensável. Saber todos os processos do seu negócio é de extrema importância. Você deverá organizar o “estoque” todas as quantidades dos produtos, preços de compra e venda, gastos com embalagens, comissão dos sites que irá utilizar, para não ter prejuízo.
No caso de você não optar por vender por alguma plataforma, e decidir ter um próprio site para realizar suas vendas. Você terá um pouco mais de trabalho, uma vez que as plataformas já tem estratégias de divulgação, formas de envio, e diversas outras funcionalidades que facilitam seu negócio.
4º Passo: Marketing
O quarto passo é a divulgação, o marketing hoje em dia é de extrema importância. Uma empresa com uma identidade autêntica, faz muita diferença entre os consumidores. Fotos bem feitas, nomes e frases marcantes ajudam muito na divulgação ainda mais nesse mundo virtual. Também quanto mais detalhes do seu produto, melhor.
Optando pelas vendas em alguma plataforma, elas mesmo já têm estratégias de marketing, você apenas irá precisar pagar uma comissão um pouco maior a eles. Essa comissão você paga através de uma porcentagem dos produtos vendidos. Caso tenha seu próprio site, as redes sociais são de extrema importância nessa parte.
5º Passo: Mãos a obra
Por fim, o quinto passo é colocar tudo em prática, todos os passos anteriores saírem do papel. Lembre-se sempre de manter tudo muito organizado, desde as compras até preços finais, formas de envio, quais produtos mais vendem, quais menos vendem, dentro de outros aspectos, como financeiros e contábeis para que a empresa esteja sempre com saldos positivos.
Procure sempre se atentar aos impostos e faturamento da empresa, para manter sempre a parte financeira do seu negócio em dia.
Conte sempre com um parceiro com conhecimentos técnicos, conhecimento sobre o porte da empresa, tributos a serem recolhidos, códigos fiscais referentes as notas, trâmites entre estados, entre outras informações de extrema importância.
Mantenha-se sempre atualizado e atento a mudanças que ocorrem constantemente nesse mundo online.
Você possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixei a sua pergunta nos comentários que teremos ao maior prazer em responder!