Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Assinatura Digital: O que é?
Ao abordarmos o tema da assinatura digital, estamos mergulhando em uma era onde a tecnologia redefine os métodos tradicionais de verificação e segurança documental. Inicialmente, é essencial compreender que não é apenas uma evolução do método físico de assinar documentos, mas sim um salto significativo em termos de segurança, eficiência e praticidade.
Portanto, neste texto, exploraremos como a assinatura digital funciona, suas implicações legais e os benefícios que traz para diferentes esferas da sociedade
Nesse texto você verá:
- Assinatura Digital, para que serve?
- Por que utilizar a Assinatura Digital?
- Quais documentos consigo assinar?
- Qual a diferença entre a assinatura digital e a eletrônica?
Assinatura Digital, para que serve?
Hoje em dia, a maior parte dos processos burocráticos se tornaram digitais e com isso houve uma necessidade maior de aumentar os recursos para que isso ocorresse de fato.
A assinatura digital é uma das ferramentas facilitadoras utilizadas atualmente, vamos compreender um pouco mais o seu método de uso.
A implementação da assinatura digital não é somente para uma maior segurança, privacidade, e otimização dos processos, mas sim pela redução de custos e do desperdício, aumento da produtividade, privacidade, autenticidade e segurança.
A assinatura digital nada mais é que uma substituição da assinatura física, mas que preza pela integridade e segurança de quem está assumindo o papel de assinar.
Para isso são utilizadas chaves criptografadas de um certificado digital para a identificação da pessoa física.
Com a invenção da ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) em 2001, os documentos eletrônicos começaram a ter validade em todo Brasil, sendo possível a substituição dos papeis.
Por que utilizar a Assinatura Digital?
Vamos imaginar que você tem uma empresa localizada na cidade de Capivari-SP e está fechando um contrato de prestação de serviços com uma empresa de Joinville-SC. Já imaginou nos tempos antigos, você ter que se deslocar até outro estado para pegar somente uma assinatura?
Além do tempo que você leva para se deslocar, podemos considerar também o atraso que terá em relação a fidelização do contrato de fato, e o gasto que terá com a viagem.
Com a assinatura digital, isso se tornou muito mais fácil, rápido e seguro. Basta você ter o arquivo do E-CPF e pronto. Qualquer documento poderá ser assinado de forma remota e eletrônica, o que traz otimização nos processos, não é mesmo?
Em um mundo cada vez mais digital, é necessário ter o auxílio dessas ferramentas que facilitam os processos do dia a dia e que desburocratizam os recursos, podendo assumir empresas de outros municípios e até mesmo de outros estados, o que contribui para o aumento significativo não só de recursos materiais, mas também em recursos financeiros para o seu empreendimento.
Quais documentos consigo assinar?
Com a assinatura digital, é possível assinar alguns documentos como por exemplos:
- Contratos de prestação de serviços;
- Procurações;
- Protocolos;
- Laudos;
- Atestados médicos;
- Balanços patrimoniais;
- Declarações;
- Contratos de compra, venda, social dentre outros.
Qual a diferença entre a assinatura digital e a eletrônica?
Embora as palavras se pareçam as mesmas coisas, existe uma diferença:
A assinatura eletrônica pode ser identificada através de biometrias, endereços de IP, localização, tokens, códigos e-mails, login e senha. Ela requer o uso de um certificado digital.
Em suma, a assinatura digital representa uma transformação notável na maneira como lidamos com a autenticação e a segurança de documentos e transações. Ao final desta exploração, fica evidente que a adoção dessa tecnologia não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para a eficiência e segurança no mundo digital de hoje.
Além disso, ao facilitar processos e reduzir a burocracia, a assinatura digital não só otimiza operações empresariais e governamentais, mas também contribui para um ambiente mais sustentável ao reduzir o uso de papel. Assim, concluímos que a assinatura digital é um pilar fundamental na construção de um futuro mais ágil, seguro e digitalizado.