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Por Leandro Batagin / 9 min de leitura
Como criar o nome da empresa? Quando se inicia o empolgante processo de lançar uma nova empresa, um dos primeiros desafios cruciais é escolher o nome.
Afinal, o nome de uma empresa não é apenas uma identificação; ele se torna parte integrante da sua marca, refletindo sua missão, visão e valores. Portanto, neste guia, vamos explorar, passo a passo, como criar o nome perfeito para sua empresa, utilizando estratégias criativas e considerando a importância da escolha para o sucesso a longo prazo do seu empreendimento.
A importância do nome empresarial está em diversos fatores que individualiza a empresa e seu sócio.
O nome é o elo entre a marca e o consumidor, sendo associado diretamente ao segmento em que a empresa atua.
O nome empresarial identifica a empresa, atividade e o sujeito de direito que está exercendo a atividade prestada.
Além disso, o nome empresarial faz parte do estabelecimento da empresa.
Você sabe o que é estabelecimento empresarial? Calma que iremos te explicar!
Estabelecimento empresarial corresponde ao conjunto do patrimônio da empresa que permite o desenvolvimento de determinada atividade empresarial.
Assim, o nome empresarial faz parte do patrimônio de empresa.
Imagine a seguinte situação:
Você tem uma determinada empresa e resolve vende-la a terceira pessoa, seu nome poderá remanescer agregado ao mesmo empreendimento.
Sim, o nome acompanhará a empresa ainda que gerenciado pelo adquirente (comprador) do estabelecimento.
Entretanto, todas essas disposições deverão estar acordadas em contrato.
O nome também beneficiara a empresa a atrair clientela. Você imaginava?!
A escolha de um nome a empresa atribui sinais distintivos relacionados a empresários ou aos demais empreendimentos diversos.
Esses sinais, por individualizar os empreendimentos, tornam-se importantes do ponto de vista econômico, atraindo clientes e investidores.
Portanto, o nome e a marca da empresa são invioláveis e passíveis de valoração econômica.
Nesse sentido, a definição do nome da empresa implica em dois fatores:
1) Um nome mal escolhido pode trazer uma imagem ruim para a empresa e perder investidores.
2) Problema e não estar de acordo com as normas da junta comercial e acarretar em uma alteração de nome para adequar ao que a junta precisa.
A legislação define duas opções de nome para as empresas de acordo com a escolha do sócio.
O nome empresarial atenderá aos princípios da veracidade e da novidade e identificará, quando assim o exigir a lei, o tipo jurídico da sociedade.
A legislação determinará a formação do nome empresarial e o que poderá compor a nomenclatura.
A formação irá depender da opção que o empresário escolher, ou seja, o nome empresarial por denominação ou firma. Vamos entender melhor cada uma delas?
As regras para definição do nome estão disponível no art. 1.155, caput , do Código Civil e descreve as duas espécies de nome empresarial :
A diferença básica entre ambas se institui pela formação do nome e a composição.
Na firma (individual ou coletiva), o nome empresarial se formará pela utilização dos nomes pessoais dos empreendedores.
Nesse caso poderá utilizar o nome completo do sócio ou abreviados, acrescentando-lhes, ainda, “designação mais precisa” de suas pessoas “ou do gênero de atividade”.
Por sua vez, na denominação, em vez do nome dos empreendedores, o que a caracterizará será o objeto social. Assim, na denominação a atividade desenvolvida irá individualizar o estabelecimento.
Portanto, na denominação poderá utilizar expressões ou palavras que denotem a atividade exercida pela empresa.
Ainda é possível a mistura entre o nome dos empreendedores e o ramo de atividade tanto na firma quanto na denominação.
Atenção! Na utilização da atividade será possível apenas para especificar o objeto social.
Contudo, já no segundo caso, no nome do sócio será usado para homenagear o “nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa”.
Nas empresas que optam pela escolha do tipo jurídico sociedade limitada é importante inserir LTDA ao final.
A inserção da palavra limitada (própria da sociedade limitada) estará a restringir a responsabilidade dos sócios do empreendimento.
No caso, da omissão da mesma palavra poderá determinar “a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.
Como também, em relação ao porte poderá ter menção também no nome empresarial, como no caso das “Microempresas” e das “Empresas de Pequeno Porte ”.
Contudo, no porte poderão acrescentar ao nome escolhido as locuções ou as abreviaturas ME e EPP
Definir o nome empresarial é um passo fundamental no processo de criação de uma empresa. O nome escolhido desempenha um papel crucial na identidade da empresa e na sua capacidade de se destacar no mercado. Aqui estão 8 dicas para ajudá-lo a escolher o nome empresarial certo:
Os clientes da empresa têm certa participação no crescimento da empresa e na propaganda da empresa. O nome empresarial bem definido terá maior facilidade de que o cliente entenda melhor a finalidade da empresa.
Entender as necessidades de comunicação da empresa e como será essa comunicação, é importantíssimo para definição do nome da empresa. É preciso entender como é a empresa e qual o serviço prestado para que essas características auxiliem na formação do nome.
Verifique se o nome escolhido está disponível para sua empresa e não foi utilizado por outra empresa. O nome será o cartão de visita a sua empresa e precisa ser exclusivo.
Então, identificar isso logo no começo da jornada contribui para que o nome seja mais forte e original e, o principal, exclusivo para a empresa.
Realize a verificação das normas da junta comercial para definir a razão social da empresa. Pois, a definição de um nome que não observa os requisitos empresariais pode gerar uma necessidade de alteração do contrato da empresa.
Todavia, escolher um nome de acordo com a atividade exercida pela empresa ajudara na publicidade e divulgação do negócio. Se sua empresa for no ramo de engenharia e construções, por exemplo, um nome que traga confiança e passe a sensação de uma empresa séria e segura é o ideal.
Muitas empresas adotam em seus nomes, expressões, palavras chaves que afetam o cliente positivamente.
Um exemplo disso é a Cacau Show ou Bauducco, são marcas que criam um vínculo com o cliente. Humanizar a razão social da empresa ganha destaque entre as outras empresas e aproxima-se do consumidor
O nome empresarial simples ganha destaque nas propagandas e comunicações. Portanto, pensar em nomes com poucas sílabas ou com fácil pronúncia é o ideal.
Procure ter cuidados com nomes com a pronuncia diferente ou complicada, os nomes mais simples podem ajudar muito. Os nomes simples podem não fazer sentido sozinhas, mas, veja como causam um grande impacto, por exemplo: Google, Bing, Nike, Adidas.
Por fim, a criatividade para criar o nome da empresa pode ser o seu diferencial entre a concorrência. A inscrição regular do nome empresarial, se respeitados os princípios da novidade e da veracidade, poderá prevenir a captação indevida de clientela , uma das expressões da concorrência desleal.
Para isso, é preciso que ele se diferencie dos concorrentes e que seja de fácil fixação na lembrança deles.
As consequências de um nome mal escolhido, além de não serem boas para a imagem da empresa, podem acarretar problemas.
Por isso, é importante verificar se sua marca está de acordo com as especificações da Junta Comercial, por exemplo.
Evite também a escolha de nomes parecidos com a concorrência, isso afeta a credibilidade do empreendimento. Como também, nomes genéricos que ampliam a empresa confundem os clientes sobre do que se trata a empresa.
Em síntese, a escolha do nome da sua empresa é um processo estratégico que deve ser abordado com cuidado e atenção aos detalhes. Neste guia, percorremos todas as etapas, desde a geração de ideias até a avaliação da viabilidade legal e de mercado.
Portanto, ao seguir essas diretrizes e considerações de como criar nome da empresa, você estará bem preparado para criar um nome impactante e memorável que contribuirá significativamente para o sucesso e reconhecimento da sua empresa no mercado competitivo.
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