Categoria

Como emitir uma nota fiscal de serviço?

Por Leandro Batagin / 7 min de leitura

Como emitir uma nota fiscal de serviço?  - Empreende aqui blog

Neste texto vamos falar sobre como emitir uma nota fiscal de serviço, quais são os seus benefícios, seus desafios, e algumas curiosidade que vão contribuir para a sua jornada empresarial. 

O que você vai ver nesse texto: 

  • Campos a preencher em uma nota fiscal de serviço
  • Quais os benefícios da NFS-e para o seu negócio?
  • Qual a diferença entre NFS-e (nota fiscal de serviço) X NF-e (nota fiscal de produto)?
  • Passo a passo para preencher na NFS-e, a nota de serviço
  • Fiz emissões de Notas Fiscais, consigo procurar no sistema da Prefeitura?
  • Sou MEI, preciso emitir nota fiscal?
  • Quais os desafios da emissão de NFS-e?

Campos a preencher em uma nota fiscal de serviço

Você sabe o que é Nota Fiscal? 

A nota fiscal é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa. Ela não é só responsável pela garantia dos pagamentos de impostos, mas também ajuda manter a contabilidade em dia. 

Ao mesmo tempo, a emissão pode se tornar muito complicada quando não se sabe como fazer o preenchimento dos campos. 

Visto que, para emitir uma nota fiscal de prestação de serviço, é necessário fazer o credenciamento na prefeitura, depois acessar o sistema emissor. Se você é um prestador de serviços, significa que paga ISS (Imposto Sobre Serviços).

Portanto, precisa saber como preencher a nota fiscal de maneira correta. 

É necessário emitir uma nota fiscal toda vez que fechar um contrato com uma outra empresa, o que te garante qualidade e segurança nas prestações de serviços. 

A NFS-e formaliza a transação entre comprador e vendedor, tanto em ambientes físicos quanto digitais, serve como recibo e possui validade jurídica e fiscal.

Lembrando que, toda e qualquer empresa prestadora de serviços, ou empresa que comercializa produtos tem a obrigatoriedade de emitir nota fiscal.

Contabilidade Online é na Empreende Aqui

Quais os benefícios da NFS-e para o seu negócio?

  • Redução de custos com compra de papeis, armazenamento e gráfica;
  • Possui validade jurídica e fiscal;
  • Diminui chances de erros por evitar tarefas repetitivas;
  • Simplifica os processos tributários;
  • Permite a automatização da emissão;
  • Permite que as transações sejam realizadas com segurança;
  • Permite maior controle do seu negócio, já que é possível visualizar relatórios das notas emitidas de acordo com as suas vendas;
  • Possibilita integração com outros municípios.

Qual a diferença entre a NFS-e (nota fiscal de serviço) e a NF-e (nota fiscal de produto)?

Antes de entender como preencher uma nota fiscal de serviço, é necessário ressaltar algumas diferenças entre a nota fiscal de produto e a nota fiscal de serviço. 

  • Emitidas pro programas diferentes
  • Finalidades diferentes.

A NFS-e tem o objetivo informar, os serviços prestados.

 A NF-e, nota fiscal de produto, tem a função de registrar as mercadorias vendidas, ela serve para você controlar tudo que está saindo da sua empresa. 

O sistema da prefeitura (órgão municipal) emite a NFS-e. O Sefaz (Secretaria da Fazenda – órgão estadual) emite a NF-e.

Passo a passo para preencher na NFS-e, a nota fiscal de serviço

  • É necessário preencher o formulário para o credenciamento ao sistema emissor municipal;
  • Assim que deferido o acesso, deverá realizar o login no sistema da prefeitura.
  • Você deve preencher os dados da nota, incluindo o CNPJ do tomador de serviços, a descrição do serviço, período da prestação, dados bancários e outras informações relevantes. Escolha também a atividade a ser prestada.
  • É fundamental você consultar sempre o seu contador para informar os valores corretos, pois pode acontecer de ocorrer divergências nos valores recolhidos na prefeitura, o que gera débitos futuros para a empresa.
  • Empresas optantes pelo Simples Nacional não precisam preencher os campos dos impostos federais (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ), pois recolhem esses impostos através da guia do DAS.
  • E por fim, basta clicar em emitir nota fiscal e enviar para o seu cliente para que ele saiba da conclusão da transmissão da nota.

Fiz emissões de Notas Fiscais, consigo procurar no sistema da prefeitura?

Claro, consegue sim, as notas fiscais de serviço eletrônica ficam armazenadas no seu cadastro de modo que facilite a consulta para a empresa ou porventura você precise fazer o cancelamento deste documento você consegue ter acesso dentro do seu cadastro municipal.

Sou MEI, preciso emitir nota fiscal?

Se a sua empresa é MEI, você não tem a obrigatoriedade de emitir notas fiscais, mas é de extrema importância que esteja alinhado com o seu contador para que não ultrapasse o limite permitido pelo Regime Tributário o que muitas vezes pode ocasionar o desenquadramento para o Simples Nacional e você tenha que fazer os recolhimentos dos impostos de uma forma retroativa.

Abrir Empresa Grátis é com a Empreende Aqui

Quais os desafios da emissão de NFS-e?

Apesar do modelo eletrônico ter revolucionado as operações fiscais no Brasil, ainda se encontram algumas dificuldades como: 

  • Instabilidade no sistema emissor: é comum que os sites apresentem instabilidade, mas isso é devido ao alto volume de documentos a serem gerados. Portanto, é recomendado nunca deixar a emissão para a última hora, realize a emissão sempre no ato da contratação.
  • Variação de alíquotas: É de extrema importância que você esteja alinhado com o seu contador para que emita a nota fiscal com o valor correto da alíquota, pois ela tem que ser corresponde a faixa de imposto que a sua empresa está enquadrada.
  • Mudanças sem aviso prévio: É comum que as prefeituras realizem mudanças no sistema sem aviso prévio, principalmente quando há alteração na gestão municipal. Dessa forma é necessário se integrar novamente ao novo órgão emissor.

Em suma, a emissão de uma nota fiscal de serviço é um processo crucial para empresas e profissionais autônomos que desejam operar de maneira legal e transparente. Ao seguir as etapas detalhadas neste guia, você estará preparado para enfrentar os desafios fiscais com confiança. Portanto, certifique-se de manter registros precisos, conhecer as regras específicas de sua localidade e utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para simplificar o processo.

Ao fazê-lo, você estará não apenas cumprindo suas obrigações fiscais, mas também garantindo uma base sólida para o crescimento e sucesso de seu empreendimento. Portanto, não hesite em começar a emitir suas notas fiscais de serviço de maneira correta e eficaz. Seu negócio e sua reputação agradecerão por isso.

Escrito por:
Formado em contabilidade pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Negócios pela IBEMEC. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de auditoria (BIG4), em 2017 fundou a Empreende Aqui.
Leandro Batagin:

Ceo e Fundador da Empreende Aqui

Deixe um comentário

Sem comentários