Categoria
Por Leandro Batagin / 7 min de leitura
Neste texto vamos falar sobre como emitir uma nota fiscal de serviço, quais são os seus benefícios, seus desafios, e algumas curiosidade que vão contribuir para a sua jornada empresarial.
O que você vai ver nesse texto:
Você sabe o que é Nota Fiscal?
A nota fiscal é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa. Ela não é só responsável pela garantia dos pagamentos de impostos, mas também ajuda manter a contabilidade em dia.
Ao mesmo tempo, a emissão pode se tornar muito complicada quando não se sabe como fazer o preenchimento dos campos.
Visto que, para emitir uma nota fiscal de prestação de serviço, é necessário fazer o credenciamento na prefeitura, depois acessar o sistema emissor. Se você é um prestador de serviços, significa que paga ISS (Imposto Sobre Serviços).
Portanto, precisa saber como preencher a nota fiscal de maneira correta.
É necessário emitir uma nota fiscal toda vez que fechar um contrato com uma outra empresa, o que te garante qualidade e segurança nas prestações de serviços.
A NFS-e formaliza a transação entre comprador e vendedor, tanto em ambientes físicos quanto digitais, serve como recibo e possui validade jurídica e fiscal.
Lembrando que, toda e qualquer empresa prestadora de serviços, ou empresa que comercializa produtos tem a obrigatoriedade de emitir nota fiscal.
Antes de entender como preencher uma nota fiscal de serviço, é necessário ressaltar algumas diferenças entre a nota fiscal de produto e a nota fiscal de serviço.
A NFS-e tem o objetivo informar, os serviços prestados.
A NF-e, nota fiscal de produto, tem a função de registrar as mercadorias vendidas, ela serve para você controlar tudo que está saindo da sua empresa.
O sistema da prefeitura (órgão municipal) emite a NFS-e. O Sefaz (Secretaria da Fazenda – órgão estadual) emite a NF-e.
Claro, consegue sim, as notas fiscais de serviço eletrônica ficam armazenadas no seu cadastro de modo que facilite a consulta para a empresa ou porventura você precise fazer o cancelamento deste documento você consegue ter acesso dentro do seu cadastro municipal.
Se a sua empresa é MEI, você não tem a obrigatoriedade de emitir notas fiscais, mas é de extrema importância que esteja alinhado com o seu contador para que não ultrapasse o limite permitido pelo Regime Tributário o que muitas vezes pode ocasionar o desenquadramento para o Simples Nacional e você tenha que fazer os recolhimentos dos impostos de uma forma retroativa.
Apesar do modelo eletrônico ter revolucionado as operações fiscais no Brasil, ainda se encontram algumas dificuldades como:
Em suma, a emissão de uma nota fiscal de serviço é um processo crucial para empresas e profissionais autônomos que desejam operar de maneira legal e transparente. Ao seguir as etapas detalhadas neste guia, você estará preparado para enfrentar os desafios fiscais com confiança. Portanto, certifique-se de manter registros precisos, conhecer as regras específicas de sua localidade e utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para simplificar o processo.
Ao fazê-lo, você estará não apenas cumprindo suas obrigações fiscais, mas também garantindo uma base sólida para o crescimento e sucesso de seu empreendimento. Portanto, não hesite em começar a emitir suas notas fiscais de serviço de maneira correta e eficaz. Seu negócio e sua reputação agradecerão por isso.
Deixe um comentário
Sem comentários
Posts relacionados