Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Mulheres no empreendedorismo
Todos sabemos que a participação das mulheres no empreendedorismo vem crescendo a cada dia mais. As mulheres estão buscando se destacar no mercado de trabalho e tomar frente de gerenciar empresas.
Com tudo, nesse cenário atual, muitas empreendedoras brasileiras estão dando um verdadeiro show quando se trata de empreendedorismo.
O que você verá nesse texto:
- O que leva uma mulher se tornar empreendedora?
- Principais desafios para as mulheres empreendedoras;
- Exemplos de mulheres empreendedoras.
Hoje em dia, o trabalho feminino vem se desmitificando e as mulheres estão em busca de trabalhar, estudar, buscar a autonomia do seu próprio negócio. Não deixando de lado os afazeres domésticos.
As pessoas falaram muito sobre as mulheres não deverem trabalhar e sim ficarem em casa, cuidando dos afazeres.
Mas e aí, por que não enfrentar o mercado de trabalho e conseguir destaque, conseguir uma carreira profissional?
Pois bem, hoje em dia muita coisa mudou, o empreendedorismo feminino inclui negócios criados e comandados por uma ou mais mulheres. Além de assumirem altos cargos de liderança em grandes empresas.
Ter mulheres ocupando esses espaços não só beneficia a sociedade, que caminha para um futuro mais igualitário e com mais oportunidades. Mas também traz renovação e quebra de paradigmas transformando o real cenário do mercado de trabalho no Brasil.
Além de nos depararmos com esse cenário, o trabalho feminino beneficia outras mulheres, as quais o mercado de trabalho muitas vezes ignorou e tornou invisíveis. Então, com esse cenário atual as possiblidades voltaram a existir.
Assim, aquele papo de associar a figura da mulher à cozinha e à maternidade vai sendo substituída por ocupação de cargos e funções de destaque no mundo dos negócios.
O que leva uma mulher se tornar empreendedora?
- Flexibilidade de horário: sendo donas do próprio negócio, é possível conciliar a jornada doméstica, cuidando dos filhos e do trabalho.
- Independência financeira: a diferença salarial no mercado é uma realidade e é por esse desafio que elas buscam empreender.
- Espaço no mercado de trabalho: Buscar novas oportunidades e ganhar destaques nas empresas.
A grande vantagem da inserção da mulher no mercado de trabalho poderá contribuir para que a inovação, a inclusão e diversidade se tornem ainda mais evidentes em nossa sociedade.
No Brasil, já são milhares de mulheres a frente de grandes companhias.
O sucesso do empreendedorismo feminino se deve a uma autoconfiança que foi ganhada durante todo esse tempo.
Elas passaram a entender que assim como os homens também são capazes de fazerem seus negócios prosperarem mesmo diante de uma demanda muito grande de competição.
Elas passaram a confiar mais nas suas ideias e sabem muito bem que são capazes de aprender coisas novas, sem medo de falhas ou críticas posteriores.
Empreender envolve erros, acertos e ajustes, por isso, essa confiança se torna tão importante quando se trata de empreendedorismo.
O que mudou nos últimos anos?
Acabou-se o tempo que não era permitido a mulher ter mais conhecimento do que o homem.
Quando o assunto é empreendedorismo, as mulheres estão bem atualizadas em respeito aos seus negócios do dia a dia, o que fortalece as chances de crescimento e prosperidade.
As mulheres têm mais sede de conhecimento, principalmente quando se fala no seu próprio negócio.
Elas literalmente fazem um esforço e buscam aprender tudo que permeia o mercado de atuação.
E quanto mais conhecimento tiverem, menores serão as chances de cometerem erros durante a jornada empresarial.
Diferente de alguns, as mulheres precisam enfrentam jornada dupla as vezes até tripla.
Elas precisam cuidar dos afazeres da casa, cuidar dos filhos e ainda dar conta de fazer uma boa gestão na empresa, o que não se torna uma tarefa fácil não é mesmo?
Mas com o extinto persistente, elas dão conta de fazerem tudo e muitas das vezes sobram tempo para que tudo seja feito com muita cautela e carinho para deixar de lado o retrabalho, o que muitas vezes acabam atrasando a rotina.
Por isso, a organização e disciplina tem um papel fundamental nessas práticas diárias.
Quando se trata de empreendedorismo feminino, a inovação ganha destaque, pois elas perderam o medo da inovação e estão colocando em práticas em prol do sucesso dos seus negócios.
Principais desafios para as mulheres empreendedoras
Mesmo com tantos cenários positivos de crescimento, ainda existem vários avanços e ajustes a serem feitos. Vamos destacar alguns obstáculos que ainda nos dias de hoje são encontrados.
Preconceito
A discriminação e a tratativa no ambiente de trabalho trazem as diferenças de oportunidades.
Dupla Jornada
Além de lidarem com preconceito, as mulheres precisam conciliar todas as suas responsabilidades da vida pessoal com a rotina empresarial. É uma tarefa difícil, porém não impossível.
Por meio de uma gestão eficiente, organizadora e divisão de responsabilidades entre os membros da casa, a empresária encontrará maior harmonia entre os papeis que desempenhará.
Autoconfiança
O medo de errar, de falhar aterroriza muitas mulheres. Mas devemos lembrar que as vezes ter uma recaída faz parte, o que não pode é desistir.
O ideal é procurar cursos preparatórios que ajudem no desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais, para assim sentirem mais confiança nas tomadas de decisões.
As mulheres têm um papel preponderante no empreendedorismo no Brasil, o que significa que esse papel não se restringe somente ao gênero masculino. Como podemos observar durante esse texto, as mulheres buscam se destacar no nível de escolaridade, deixando claro a importância do conhecimento para fazerem uma boa gestão dos seus negócios.
Em virtude as situações que elas enfrentam, as mulheres se destacam no empreendedorismo feminino de forma sistematizada, conseguindo superar seus desafios, medos e incertezas com o objetivo de fazer a diferença dentro das organizações.
Uma das grandes importâncias de elas assumirem esse papel na sociedade, é forma de como lidam com a satisfação pessoal, de como se dedicam aos seus negócios, contribuindo para o aumento e crescimento do país, evidenciando a capacidade das mulheres.
Longe do sentimento de superioridade ou imposição as mulheres buscam o reconhecimento profissional e seu espaço no mercado de trabalho.
Atualmente, a mulher é educada para pensar na sua vida profissional, o que não se torna desnecessário e indispensável o papel de esposa, mãe e dona de casa, o que muitas vezes esses papeis são divididos a fim de tornar a rotina mais leve e produtiva.
Fomentar o empreendedorismo feminino é fundamental para que as mulheres possam aumentar seus rendimentos, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado e sobretudo, ser independentes e protagonistas de suas vidas.