Ceo e Fundador da Empreende Aqui
Paguei DARF errado, e agora?
Paguei DARF errado, e agora? Sim, essa é situação que acontece frequentemente com os clientes da Empreende Aqui, neste texto explicaremos como você deve fazer.
Enfrentar desafios relacionados ao pagamento de tributos é uma realidade comum no universo empresarial e individual no Brasil. Dentre essas questões, uma que se destaca pela frequência e potencial de causar transtornos é o erro no pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Contudo, o cliente nos liga e diz: "Paguei DARF errado, e agora? , os clientes se deparam com a situação de um pagamento incorreto de DARF, seja por erro no valor, na data, no código de receita, ou em qualquer outra especificidade, naturalmente, surgem dúvidas e preocupações.
Aqui, abordaremos as implicações de um pagamento de DARF errado e exploraremos os procedimentos administrativos e legais para remediar a situação, garantindo a regularidade fiscal e evitando possíveis penalidades.
Dentro do portal, e-CAC, temos diversas funções e uma delas é a Retificação de Pagamento, mais conhecido como REDARF.
Afinal, o que é um Redarf?
Em primeiro lugar, o REDARF nada mais é que a retificação de Pagamento, onde ocorreu um erro de informação na hora de realizar o pagamento.
Para solucionar basta realizar o procedimento diretamente no ECAC, através do uso do certificado digital.
Quais os dados que podemos modificar no Redarf?
É possível realizar as alterações como:
- período de apuração;
- CNPJ (entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica);
- código da receita;
- número de referência; e
- data de vencimento.
Como realizar?
Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e escolha a opção “Pagamentos e Parcelamentos”.
Sendo assim, clique na opção “Retificação de Pagamento - Redarf”.
Escolha a opção “Pedido de Retificação de Pagamento”.
A seguir, informe a competência e o código do DARF a ser retificado.
Portanto, após selecionar o DARF desejado, na próxima tela, você verá as opções de alterações.
Por fim, o comprovante da retificação ficará disponível por seis meses, a partir do dia útil subsequente à data do processamento do pedido.
Prontinho, sua guia foi retificada conforme as alterações feitas.
Em resumo, o pagamento incorreto do DARF pode inicialmente parecer uma fonte de grande estresse e complicação, mas, como vimos, existem procedimentos claros e eficientes para a sua correção. Assim, ao enfrentar um erro no pagamento do DARF, você estará mais preparado para agir de maneira eficaz e assegurar a conformidade fiscal de sua atividade ou empresa.